Dosvox no espaço digital.

Acessibilidade

A partir desta semana, os usuários do Espaço Digital da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal terão acesso ao software DOSVOX. Através deste aplicativo, o deficiente visual pode acessar os computadores e a internet de forma prática. Este acesso, entretanto, ainda é restrito, pois alguns sites não aderiram à proposta do software.

Para o deficiente visual acessar, há duas opções: uma seria por meio do acesso ao menu e outra, pela linha de comando. Esta segunda opção obriga o usuário a conhecer o teclado do computador, pois, por essa alternativa, ele clica em algumas teclas para obter determinadas funções, e o programa o guia por meio de um comando auditivo.

O Dosvox é sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, que permite o uso de computadores por pessoas com deficiência visual. O programa pode ser baixado gratuitamente pela internet e, quando instalado no computador, passa a operar através da leitura dos arquivos.

 

Finalizando as instalações do DOSVOX

Finalizando as instalações do DOSVOX

História

O Dosvox surgiu a partir da dificuldade de um aluno deficiente visual em acessar o computador. Marcelo Pimentel era estudante do curso de Informática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sentia grandes dificuldades em estudar matérias que dependiam diretamente do uso do computador, porque ele não podia manusear sozinho, dependendo sempre da ajuda de familiares ou amigos.

Na faculdade, Marcelo descobriu que, no Sistema Federal de Processo de Dados (Serpro), havia deficientes que utilizavam o computador por meio de alguns hardwares com voz em inglês. O estudante, então, começou a desenvolver o programa de leitura em português. Nas pesquisas, entretanto, acabou estagnando, pois ocorreram algumas limitações técnicas, que o levaram a parar os estudos sobre o novo programa.

Um ano depois, quando Marcelo começou a cursar a disciplina de Computação Gráfica, o professor, ao vê-lo sempre dependendo de um colega para acessar o computador, começou a se interessar pelo programa que permitiria a acessibilidade digital. O professor Antonio Borges, então, assumiu a orientação do projeto e dispensou Marcelo da parte prática da disciplina, para que ele desenvolvesse o hardware.

Com o desenvolver da pesquisa, o professor foi conseguindo material que dava suporte aos experimentos. Ajudou no desenvolvimento de softwares e, no fim, Marcelo havia conseguido desenvolver um programa de edição de texto, simples e completo, que tinha como única restrição a leitura soletrada. As pesquisas, contudo, não acabaram por aí.

Antonio Borges e outros alunos continuaram a desenvolver melhorias para o programa e construíram o primeiro sintetizador de texto em português brasileiro. O programa foi batizado com o nome de Dosvox e tornou-se uma interface padrão que originou outros 100 programas que existem atualmente.

O Dosvox foi evoluindo, mas manteve a nomenclatura e a ideia de ser um programa bastante acessível, que permite o acesso ao computador de qualquer deficiente visual sem o domínio da informática básica. Caso você tenha se interessado pelo programa, ele pode ser baixado aqui neste link.