Discussão sobre o uso do e-mail institucional – SUTIN e CAE.

Ampliação do uso do e-mail institucional

Ontem pela manhã (18/08) aconteceu a primeira reunião para a campanha do uso do e-mail institucional pela Universidade. Foram discutidos pontos para que a divulgação e o conhecimento sejam amplos.

O e-mail (correio eletrônico) é uma das principais formas de comunicação entre órgãos públicos e privados. O correio eletrônico é uma ferramenta simples, funcional e ainda serve para oficializar todas as informações recebidas e enviadas.

IMG-20160818-WA0015 IMG-20160818-WA0016

Por que usar?

Toda instituição tem como objetivo o seu reconhecimento e a consolidação da mensagem que deseja passar. Portanto, ao enviarmos mensagens institucionais, é nosso papel contribuir neste aspecto, utilizando o e-mail funcional.

O e-mail funcional (ou e-mail corporativo) exerce a função de cartão de visitas, passando credibilidade ao destinatário. Através deste e-mail, o usuário se apresenta, identificando a instituição a qual ele representa e possibilitando a segurança de que as informações são oficiais, além de construir uma boa imagem profissional.

Você sabia?

Para registro e comprovação de atividades dentro de um processo em que sejamos auditados, basta a comprovação do envio de e-mail com certificação digital. No confronto de informações com alguém que alegue não ter recebido a mensagem, o servidor que a enviou está resguardado se puder comprovar seu envio. Assim, o servidor que busca se resguardar sobre o encaminhamento de suas atividades deve fazer o registro de suas solicitações através do e-mail institucional, pois este possui a certificação necessária.

O e-mail institucional é muito importante, pois leva consigo o nome do Órgão Público a qual você pertence (e-mails que usam nomes comuns como Gmail, Yahoo, Bol, Hotmail e outros; não possuem essa prerrogativa).

Veja algumas vantagens de se usar o e-mail institucional:

  • Credibilidade: ao enviar um e-mail com o domínio da sua Instituição (uncisal.edu.br), você gera maior credibilidade para com seus contatos comerciais e públicos. O correio eletrônico institucional demonstra seriedade e garante que toda a informação trocada circule por um canal oficial;
  • Arquivo: o e-mail institucional permite que suas transações fiquem arquivadas, o que facilita uma eventual busca por informações;
  • Endereços customizados: os e-mails customizados deixam claro para o destinatário quem é o remetente: nome.sobrenome@uncisal.edu.br;
  • Facilidade de acesso: o uso de um e-mail com domínio personalizado facilita sua memorização: nome.sobrenome@uncisal.edu.br;
  • Suporte: como o e-mail é fundamental para a comunicação da UNCISAL, você não poderá ficar sem suporte caso o seu serviço esteja off-line;
  • Reputação: A circulação de mensagens de e-mails institucionais faz com que a internet crie uma reputação acerca da sua Organização, inclusive reduzindo a chance de suas mensagens serem confundidas com SPAM ou Vírus (Malwares).

Além de todas as vantagens já citadas, o uso do correio eletrônico institucional contribui para a divulgação do nome da UNCISAL tornando-o familiar para diferentes públicos.

Use o seu e-mail institucional! Acesse aqui.