História da SUTIN

Atualmente chamada de Supervisão Executiva de Tecnologia da informação, sob sigla SUTIN, foi criado inicialmente como Centro de Tecnologia da Informação em Saúde – CETIS e foi inaugurado em 19 de setembro de 2005, no prédio-sede da UNCISAL. É a concretização da 1.ª etapa do processo de informatização da Instituição que busca a mudança de paradigma no âmbito institucional, visando adequar-se aos anseios da sociedade alagoana, dotando de ferramentas ágeis e eficientes nas áreas administrativa, acadêmica, laboratorial, hospitalar, dentre outras.

A SUTIN tem como função principal, prover à UNCISAL os meios tecnológicos mais modernos e que atendam as especificidades da mesma, bem como planejar, organizar e controlar estes recursos de TI para proporcionar a integração, com responsabilidade e segurança de todo o Complexo.

Antes da criação da SUTIN não existia uma política de TI estruturada na UNCISAL. Após sua instalação, está sendo realizado um trabalho estruturante visando organizar o processo de informatização da Instituição.

Vários obstáculos foram encontrados, entre eles, destacaram-se: rede elétrica com sua capacidade extrapolada; sistema de telefonia extremamente precário; falta de pessoal capacitado na operação de microcomputadores; pouco recurso financeiro e uma grande carência de infraestrutura de TI em todo o Complexo.

Foram traçadas algumas diretrizes de trabalho visando elaborar um roteiro de ação. Dentre elas, foi realizado um levantamento de hardware (o que gerou o documento: Visão Sistêmica da Área de Tecnologia da Informação da UNCISAL) em todo o prédio-sede, onde se constatou uma quantidade considerável de equipamentos: 219 (duzentos e dezenove) microcomputadores e 131 (cento e trinta e uma) impressoras, distribuídas em 69 (sessenta e nove) unidades organizacionais (setores, diretorias, coordenadorias, etc.).

A estrutura da SUTIN e seu modus operandi vem permitindo que a UNCISAL melhore a qualidade do ambiente de trabalho do servidor, disponibilize melhores condições de estudos aos seus acadêmicos e ofereça serviços de melhor qualidade à população alagoana.

A UNCISAL visando desenvolver a inclusão digital no âmbito do Complexo UNCISAL e extra-muros, a democratização do acesso à informação, a sistematização dos processos técnico-administrativos e científicos, a inovação da gestão dos serviços públicos com foco na economicidade, produtividade e qualidade, bem como a necessidade de instrumentos balizadores da gestão da comunicação usando a internet e os recursos tecnológicos disponíveis, vem propiciando a modernização tecnológica, através da SUTIN, que a instituição tanto necessita.

Neste processo de globalização, diante de toda esta contextualização sócio-política-cultural, onde a qualidade e a produtividade andam juntas com a redução de custos operacionais, a SUTIN se insere como ferramenta de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC da UNCISAL para elevar o padrão dos serviços prestados à comunidade.