O Conficker continua recrutando, todos os dias, 50 mil novos PCs equipados com Windows para seu exército de micros-zumbis
SÃO PAULO – Mesmo depois da intensa divulgação do verme Conficker, ainda se registram 50 mil novas infecções por dia.
Falta de aviso não é. Talvez o interesse em torno do Conficker tenha minguado com a expectativa do grande ataque previsto para 1º de abril. A ausência do ataque sugeriu que o verme saiu de cena. Não é verdade.
Conforme a Symantec, o Conficker continua recrutando, todos os dias, 50 mil novos PCs equipados com Windows para seu exército de micros-zumbis. Ao mesmo tempo, a equipe de segurança X-Force, da IBM, diz que o número de IPs infectados com variantes do Conficker praticamente não sofreu mudança desde abril.
O primeiro motivo da disseminação do Conficker, sabe-se, é a não aplicação das correções de segurança, já disponíveis desde outubro do ano passado. O invasor também pode se propagar por meio dos popularíssimos pen drives. Agora, revela-se que nas empresas o verme pode passar de uma máquina para outra usando a capacidade de infectar drives de rede.
Os especialistas notam que os responsáveis pelo Conficker estão aparentemente quietos há algum tempo. Mas eles estão reforçando seus exércitos e têm condições de iniciar ataques a qualquer momento.
Fonte: Info