Nesta terça-feira,07, foi realizada no Teatro Linda Mascarenhas a entrega da premiação dos melhores projetos do II Concurso de Ações Inovadoras no Governo do Estado de Alagoas. Mais de 20 projetos participaram em 2010 do concurso promovido pela Secretaria de Estado de Gestão Pública de Alagoas- Segesp.
O II Concurso de Ações Inovadoras é uma iniciativa do Governo do Estado envolvendo os órgãos que fazem parte do executivo do estado de Alagoas. A ação propõe mudanças na administração que possam representar melhoria dos serviços prestados a sociedade. Pelo segundo ano consecutivo a UNCISAL através do CETIS classifica-se entre os 5 melhores projetos em ações inovadoras.
Em 4º lugar o projeto DECIBES -Documentador Eletrônico do Cadastro Individual de Brasileiros no Estabelecimento de Saúde foi premiado e recebeu menção pelo projeto desenvolvido no Estado a serviço da comunidade alagoana. Em 1º lugar ficou com o projeto Controle Acadêmico Web com a Ferramenta Portal Informatização, da Escola Estadual Santos Ferraz, do município de Taquarana. Os demais finalistas do II Concurso de Ações Inovadoras foram: 2º lugar, Central de Autônomos, da Secretaria de Estado de Trabalho, emprego e renda (Seter); 3º lugar,Implantação do Escritório de Elaboração e Monitoramento de Projetos, da Secretaria de Gestão Pública e em 5º lugar: Reclamação Sanitária On-line, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O que é o projeto DECIBES-
DECIBES é uma ferramenta web que oferece ao usuário do SUS segurança no armazenamento dos dados, agilidade no atendimento e para o governo do estado permite que o controle e a avaliação dos serviço seja feita de forma imediata e segura. O sistema armazena e organiza os dados dos pacientes atendidos pelo ambulatório de AASI – UNCISAL, gerando faturamento o que permite que apenas um funcionário faça toda a produção mensal do serviço, com chance mínima de erros, antes do uso do sistema era necessário o preenchimento de 3 formulários e o tempo maior para o envio das informações a SESAU ou demais instâncias executoras.
Com a implantação do sistema houve a redução do tempo para auditar todo o serviço e permiti o cruzamento de dados entre as unidades de alta complexidade em saúde auditiva do estado de Alagoas.