Ana Karla
Relações Públicas
CETIS
O laboratório de Informática CETIS/UNCISAL, recebe nesta quinta -feira, 05, instrutores da SESAU e os coordenadores de vigilância epidemiológica dos 15 municípios prioritários alagoanos para treinamento e atualização no uso da ferramenta SIM/SINASC 2.2.
O programa Sistema de Informações sobre Mortalidade -SIM e Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos SINASC, geram dados e informações que serviram de base para avaliação e assistência a novas ações relativas à mulher. Essa nova versão resulta em ganhos para vigilância da mortalidade materna e infantil, não apenas pela identificação dos óbitos, como também, as informações geradas servirão para que cada município possa implementar novas ações voltadas para a saúde da mulher.
Os 15 municípios prioritários capacitados, de acordo por maior volume dados e de informações, índices de mortalidades e outros fatores, participantes dessa etapa são: Arapiraca, Atalaia, Coruripe, Delmiro Gouveia, Joaquim Gomes, Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Luís do Quintude, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, União dos Palmares.
Segundo, Carlos Henrique Lira, instrutor do SIM/SINASC 2.2 da SESAU, “essa nova versão 2.2 facilitará, ainda mais, ao digitador de cada município no cadastramento das informações da real situação de sua localidade, e a infra-estrutura dos laboratórios do CETIS/UNCISAL nessa etapa de treinamento está sendo de fundamental importância no desenvolvimento de nossas atividades”.