Fundador do WikiLeaks recebe prêmio por defender direitos humanos

Sidney Peace Foundation deu a Julian Assange o mesmo prêmio que, em anos anteriores, havia sido entregue a Nelson Mandela e ao Dalai Lama.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, recebeu o Sidney Peace Prize por sua “coragem excepcional na defesa dos direitos humanos”.

Assange, que é australiano, recebeu a medalha de ouro da Sidney Peace Foundation na terça-feira (10/5), em Londres (Inglaterra). Entre os premiados de edições anteriores estão o Dalai Lama e o líder sul-africano Nelson Mandela.

“Por 14 anos nós temos distribuído este prêmio, mas em apenas três ocasiões fizemos uma exceção e concedemos uma medalha de ouro por “coragem excepcional na defesa dos direitos humanos”, afirmou o diretor da Sidney Peace Foundation, Stuart Rees, no evento, de acordo com o Frontline Club de Londres.

“Ao desafiar séculos de práticas secretas dos governos e valorizar o direito das pessoas de saber, o WikiLeaks e Julian Assange criaram o potencial para uma nova ordem no jornalismo e o livre fluxo de informações”, afirmou Rees, em comunicado divulgado pela fundação.

“Em vez de demonizar um cidadão australiano que não violou nenhuma lei, o governo australiano deveria parar de endossar os esforços de Washington de se comportar como um estado totalitário. O tratamento dado ao suposto responsável pelo vazamento, Bradley Manning, confirma o caráter de uma administração pública avessa ao compromisso com os direitos humanos universais e voltada à ameaça militarista”.

O fundador do WikiLeaks luta contra sua extradição para a Suécia por supostos crimes sexuais. Na semana passada, Assange descreveu a rede social Facebook como “a mais terrível máquina de espionagem já inventada”.

Fonte: IDGNOW!

anime porn